Atendimento: (34) 3214-4359 - (34) 99769-4359

Doença arterial

A doença arterial (Doença Arterial Obstrutiva Periférica – DAOP) é uma doença sistêmica cuja causa mais comum é a aterosclerose. Tem sido a principal causa de morte em países industrializados e, devido ao seu impacto social, tornou-se  um problema de saúde pública pelo seu caráter endêmico, necessitando políticas de saúde bastante organizadas, para obtenção de melhorias em seu tratamento.

A aterosclerose apresenta distribuição mundial (10 a 12% da população adulta e 20% da população acima de 75 anos). Caracteriza-se pelo depósito de lipídeos, carboidratos componentes do sangue e tecido fibroso e cálcio nas grandes e médias artérias. Caracteriza-se por uma resposta inflamatória e fibroproliferativa causadas por agressões à superfície do endotélio arterial.

O resultado, em fases mais adiantadas, é a isquemia, insuficiência da irrigação do sangue arterial, necessário à manutenção da vida celular e tecidual.

Angioplastia

A Angioplastia é um procedimento usado em pacientes com a DAOP, que resulta em estreitamentos (estenose), ou oclusões completas das artérias. Consiste na dilatação mecânica de qualquer vaso estreitado ou obstruído por meio de um cateter de balão ou um stent metálico, se necessário.  Os angiógrafos, conhecidos como “aparelhos de hemodinâmica”, permitem visualizar com detalhes os vasos ao orientar cateteres especiais até o local da lesão, para se promover a dilatação e a correção da obstrução.

Em muitos casos, no  procedimento, é feito o implante de um stent, dispositivo metálico de formato tubular, capaz de manter o vaso sanguíneo aberto e com bom funcionamento , objetivando o salvamento do membro ou órgão acometido, de uma gangrena e disfunção respectivamente, e minimiza o risco de novas obstruções no futuro.