Atendimento: (34) 3214-4359 - (34) 99769-4359

Hemangiomas , Malformações e Tumores Vasculares

As Anomalias Vasculares são um grupo de doenças que envolvem os Hemangiomas, as Malformações e os Tumores Vasculares. Apresentaram durante muito tempo uma confusa nomenclatura e categorização. 


Avanços mais recentes conseguiram melhorar essa classificação, tornando-a de aplicabilidade prática muito mais correlacionado ao tipo de tratamento, e promovendo uma melhoria também nos resultados. Isso tem determinado uma constatação de melhores dados que confirmam a efetividade de determinadas metodologias para o tratamento destas doenças que afetam muitas vezes gravemente recém-nascidos ou crianças ainda nos primeiros anos de vida. Seu tratamento exige normalmente uma equipe multidisciplinar bastante dedicada envolvendo um número grande de diferentes especialidades, o que torna o tema desafiador para as instituições hospitalares que se comprometem a tratá-las.


O tratamento conservador, normalmente, é a opção mais indicada para pacientes com sintomas leves. Na maioria das vezes, não é viável remover cirurgicamente as malformações vasculares, este tratamento tem uma elevada taxa de recorrência.


Para os casos que exigem intervenção, as intervenções minimamente invasivas, guiadas por imagem, realizadas por radiologistas intervencionistas, são o tratamento de escolha . Essas técnicas incluem a embolização e a escleroterapia e são realizadas sob fluoroscopia. Durante esses procedimentos, o profissional irá guiar um cateter até a malformação vascular e, em seguida, injetar álcool, cola ou pequenas partículas para obstruir os vasos circundantes. O objetivo do procedimento é destruir o núcleo da malformação, e o êxito do procedimento vai ser confirmado com a utilização da angiografia. Esses procedimentos são realizados com anestesia local e normalmente, o período de internação é curto (24 horas).