Trombose
A Trombose Venosa Profunda (TVP), é a formação de coágulo no interior das veias profundas de maior calibre em nosso corpo, mais comumente nas pernas, impedindo o fluxo sanguíneo. Pode ocorrer desse coágulo se desprender e migrar na circulação. A trombose pode causar desde a inflamação da parede das veias e, posteriormente, a deficiência de seu funcionamento (fase crônica), até embolias pulmonares fatais (fase aguda).
As causas da trombose estão associadas à diminuição do fluxo sanguíneo e às alterações da coagulação do sangue e/ou na estrutura dos vasos, por isso, é mais frequente em pessoas com idade avançada, com varizes, com tumores malignos, com insuficiência renal, com alguma anormalidade genética no sistema de coagulação, obesos, fumantes, que usam anticoncepcional ou que estejam em tratamento hormonal. Além disso, alguns fatores podem potencializar a ocorrência da Trombose Venosa Profunda, tais como: traumatismo, cirurgias, infarto, uso de gessos, viagens (permanecer muito tempo sentado)
Os sintomas mais comuns são:
- Dor;
- Edema( inchaço) ;
- Vermelhidão na pele;
- Aumento da temperatura local;
- Cianose( coloração azul arroxeada)
- Dilatação do sistema venoso superficial.
Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento da trombose deve começar imediatamente. O tratamento tem três objetivos:
- Impedir o crescimento do coágulo sanguíneo.
- Impedir que o coágulo sanguíneo migre para outras regiões do corpo e, assim, evitar possíveis complicações.
- Reduzir as chances de recorrência da trombose.
Durante o tratamento, existem medicamentos e outras formas de complementar o tratamento, conforme indicação médica de acordo com cada caso. Entre as opções estão:
- Diluidores do sangue, como anticoagulantes, que diminuem as chances de haver coagulação .
- Uso de medicamentos para casos mais graves de tromboses e também de embolia pulmonar, conhecidos como heparina.
- Inserção de filtros na maior veia do abdômen (filtro de veia cava) para impedir que os coágulos sanguíneos se desloquem para os pulmões.
- Meias de compressão para melhorar o edema causado pela trombose.
Em alguns casos , pode ser necessário um procedimento minimamente invasivo para reduzir, instantaneamente, a quantidade de coágulos. Isso envolve a inserção de um cateter para injetar medicamentos para dissolução do coágulo diretamente nele, ou associar com cateteres que permitem fragmentar mecanicamente os coágulos.
Combater os fatores que potencializam a Trombose Venosa Profunda é uma importante forma de prevenção. E isso pode ser feito com medidas simples:
- Praticar atividades físicas, para favorecer o retorno do sangue;
- Manter uma alimentação saudável e o controle do peso;
- Parar de fumar;
- Hidratar-se bem, para diminuir a viscosidade do sangue;
- Manter o controle médico – realização de check-ups e de exames de sangue;
- Em viagens longas buscar realizar alguns exercícios para estimular a circulação;
- Acompanhamento com médicos especialistas, em caso de cirurgias, uso de gessos, tratamento de tumores, necessidade de imobilização por muito tempo, entre outros.
Filtro de veia cava inferior(VCI)
A veia cava inferior é uma veia grande que transporta o sangue venoso da metade inferior do corpo de volta para o coração.
A embolia pulmonar é causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos (trombos ou êmbolos) que, na maior parte das vezes, se formam nas veias profundas das pernas ou da pélvis e são liberados na circulação sanguínea e filtros de VCI podem ser usados para prevenir ou controlar embolia pulmonar consequente da trombose venosa profunda (TVP) , podem ser temporários ou permanentes.
O radiologista intervencionista insere um tubo de plástico de 3 mm (chamado bainha) na veia do pescoço ou da virilha. Ele vai guiar o dispositivo até a veia cava inferior, local em que o filtro vai ser colocado.