Úlcera venosa
A Úlcera Venosa é uma ferida de perna que surge nas fases mais avançadas da doença que afeta o sistema circulatório venoso dos membros inferiores. Ela representa também um importante problema de saúde pública, pois acomete comumente as pessoas em fase produtiva, trazendo incapacitação para o trabalho, além de comprometer intensamente a qualidade de vida.
Muitos pacientes veem-se obrigados a conviver com uma ferida na perna, por longos períodos, devido à dificuldade de cura que deve ser conseguida através da cicatrização da região acometida. O tratamento das úlceras venosas exige intensa dedicação de todos os envolvidos com o paciente, do médico aos familiares e a uma equipe multidisciplinar que ofereça as condições necessárias ao cumprimento de várias premissas.
A fisiopatologia da Insuficiência Venosa Crônica requer a compreensão da função básica do sistema venoso, que é responsável pelo retorno do sangue ao coração, após ele ter sido entregue à unidade funcional de cada órgão. A dificuldade gerada para o retorno sanguíneo é causa do aumento da pressão do sangue no sistema venoso nas extremidades das pernas e o seu controle é o objetivo de toda e qualquer conduta do tratamento.
O diagnóstico é realizado desde a primeira consulta através da avaliação clínica minuciosa, até a solicitação de exames por imagem, ultrassom Doopler e flebografia, e exames de sangue para afastar outras possíveis causas de formação de úlceras de perna, que pode exigir uma extensa lista de dosagem sérica.