Atendimento: (34) 3214-4359 - (34) 99769-4359

Varicocele

A varicocele é uma dilatação das veias que drenam o sangue vindo do testículo. A veia responsável por essa drenagem é a testicular (ou espermática). Para garantir que o fluxo sanguíneo siga apenas em uma direção, essas veias têm válvulas que impedem que o sangue não refluam. Quando existe varicocele, isso significa que essas válvulas não estão funcionando, causando retenção de sangue na região escrotal. Isso se assemelha a uma veia varicosa que acontece nas pernas. 

A varicocele pode afetar a fertilidade masculina, uma vez que pode levar à baixa produção de espermatozoides, diminuição da qualidade do esperma e causar atrofia testicular.
O tratamento da varicocele é indicado aos pacientes que apresentam sintomas, infertilidade ou sinais de atrofia do testículo. Existem duas principais opções para o tratamento . Na cirurgia convencional de uma varicocele, cortam-se as veias que fornecem sangue à varicocele, ou seja, o sangue não pode alcançá-la mais. Esta cirurgia pode ser realizada sob anestesia local ou locorregional.


Outra opção, minimamente invasiva, é a embolização percutânea, um procedimento em que um radiologista intervencionista insere um cateter especial (um dispositivo tubular fino) na virilha ou no braço do paciente, orientando o cateter sob imagem de raio-X para a veia afetada. O radiologista, em seguida, vai usar um agente líquido ou pequenas molas de metal para bloquear o fluxo de sangue para a veia com a varicocele. Este tratamento é tão eficaz como a cirurgia, mas com menos risco, dor e menor tempo de recuperação.